segunda-feira, agosto 28, 2006

Você Sabia...

VOCÊ SABIA...

Você sabia: Dada a fadiga que a posição e arte descrever em papiro acarretavam, era difícil passar mais de duas ou três horas contínuas em tal ocupação. Na Primeira Epístola aos Tessalonicenses, Paulo deve ter consumido dez folhas papiráceas e vinte horas de escrita e terá exigido dez ou doze serões para ser levada à termo. Provavelmente intervalos de vinte e quatro horas explicam a mudança de ânimo, estilo e períodos inacabados.

Você sabia: A Bíblia tem mais de trinta autores diferentes, e foi escrita num período de aproximadamente 1.500 anos.

Você sabia:
Não há hoje original da Bíblia e sim cópias. A Bíblia foi escrita em papiro e pergaminho.Os egípcios usavam o papiro desde 3000aC. Tirado do rio Nilo era cortado em lascas que eram entrelaçadas, coladas, comprimidas e alisadas. Pintava-se sobre eles. Era menos durável.O pergaminho era um material mais durável feito de couro de carneiro e cabra. Foi aperfeiçoado na cidade de Pérgamo pelo ano 100 aC. Onde se derivou o nome de pergaminho.

Você sabia:
Que o pensamento judaico (semítico) se expressa de forma concreta evitando palavras abstratas, e que Paulo no Novo Testamento segue esta forma de escrita: carne no lugar de carnalidade, pecado no lugar de pecaminosidade, perverso no lugar de perversidade , substantivo no lugar do adjetivo e o advérbio é raro e é substituído por um verbo.

Você sabia: Que os outros códigos antigos, como o de Hamurabi e Ichtar eram orientados para a propriedade e o de Deus (Lei) era para o indivíduo. Nos outros, pessoas podiam ser propriedades e na Lei de Deus não. Nos outros a vida era valiosa no de Deus ela era sagrada. Nos outros podia-se pagar em dinheiro ou propriedade por ter assassinado alguém e no de Deus não. No código Assírio era permitido a mutilação do corpo no de Deus o açoite não podia passar de 40 (por isso 40 menos 1- medo de ultrapassar o permitido). As leis Ugaríticas permitiam o adultério e a bestialidade e dos egípcios o casamento entre irmãos; a de Deus não permitia nada dessas coisas.

Você sabia: Salomão implantou a industria, animou os mercadores fenícios a passarem com suas mercadorias pela Palestina, desenvolveu a troca de produtos agrícolas com coisas manufaturadas de Tiro e Sidon, construiu uma frota mercante para uso no Mar Vermelho, na Arábia minerou o ouro e as preciosas gemas de Ofir. Um ano para Salomão tinha o peso de 666 talentos, sendo que um talento valia aproximadamente 10.000 dólares. Salomão dividiu a nação em doze distritos administrativos sem observar as divisões de tribos, importava artigos de luxo como marfim e até animais para vender a crescente “burguesia”(nobreza), impôs taxas sobre as caravanas em trânsito na palestina, lançou um imposto de capitação para todos os súditos, exigiu contribuições de todos os distritos administrativos exceto o seu, instituiu a corvéia, isto é, o trabalho escravo, monopolizou para o estado o comércio de ferro, cavalos e carros e nas palavras do historiador Josefo : “ Tornou a prata tão abundante em Jerusalém como as pedras das ruas”.

Você sabia: Com exceção de alguns trechos de Eclesiates e de Jó, os livros poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares de Salomão; foram escritos em versos.

Você Sabia: O aramaico, a língua franca dos impérios babilônico e persa, tornou-se a língua do conhecimento judaico (Das duas edições do Talmude, a mais importante foi produzida na Babilônia). O mais surpreendente, talvez, é que o alfabeto aramaico substitui o alfabeto cursivo original israelita na escrita do próprio hebraico.

Você sabia: Os nomes hebraicos são muitas vezes ou nomes-frase ou teofóricos (nomes que trazem um nome de Deus contido neles).

Você sabia: Os acadêmicos históricos situaram o termo hebraico hesed, traduzido por “misericórdia e fidelidade”, mais no terreno da antiga diplomacia do que no das relações pessoais. Num contrato entre suserano e vassalo, hesed era a promessa de mútua lealdade. Outra tradução às vezes encontrada é “fidelidade da aliança”. Em seu nível mais básico, hesed é a virtude daquele cuja a palavra merece confiança. No contexto dessa aliança com Israel, o Senhor tem hesed, o que significa dizer que, apesar de ser livre para quebrar a promessa, ele não a quebrará.

Você sabia: Ptolomeu Filadelfo II mandou traduzir as Escrituras para o grego, pois o povo já falava grego e o hebraico já havia sido esquecido. Esta tradução feita por 72 judeus ficou conhecida como a versão dos setenta, LXX ou septuaginta, usada nos tempos de Jesus

Você sabia; O códex, páginas cortadas e costuradas lado a lado, foi inventado em algum momento do 1º século da nossa era. Isto deu ao cristianismo uma vantagem tecnológica que muito favoreceu a sua divulgação. Antes, o rolo padrão de dez metros não podia conter obras maiores do que o livro de Isaías.

Você sabia: O Novo Testamento no grego original hoje existe em 88 papiros, 257 manuscritos de couro com letra uncial (maiúscula), 2.795 manuscritos com letra minúscula e mais de 2.200 lecionários (manuscritos com porções do Novo Testamento dispostas em ordem para leituras diárias ou semanais).

Você sabia: O evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos eram um só livro até aproximadamente o ano 150 d.C.

Você sabia: A unidade política romana, o sistema de estradas pavimentadas, o vazio espiritual dos vencidos por Roma, a língua universal grega contribuíram para a propagação do evangelho.

Você sabia: Até o dia de hoje, colunas e torres de sal são visíveis na área ao sul do mar morto onde se localizava Sodoma e Gomorra.

Você sabia: Hoje tem-se num museu da Europa um denário de prata que estampa a imagem de Tibério César como aquele que Cristo solicitou.

Sem comentários: