sábado, maio 10, 2008

CRISTO TOTAL

A boa terra é a salvação a conquistar – Dt 8.7,9
O manancial são altas experiências com Deus.
A Palestina, situada a 1.200 m acima do nível do mar representa a vida subindo, isto é, assentar-se nos lugares celestiais – Ef 2.6.
Há aqueles que têm uma experiência com Cristo na sua totalidade e outros com Cristo na sua superficialidade.
Cristo é a realidade de tudo: comida – Jo 6.48-51; água – Jo 4.14; luz – Jo 8.12; habitação – Jo 14. Este é o Cristo Total.
A medida da experiência em Cristo está: no Cordeiro – no Egito (salvação); no Maná – no deserto (vida cristã); na Terra – Canaã (vida e batalha espiritual – o Céu). É ter Cristo em abundância.
Josué figura a terra prometida e a sua conquista, através do Capitão que é Cristo;
Efésios nos mostra o reino espiritual e a conquista através de batalhas espirituais vencidas através do nosso General e Senhor Jesus.
Cidade e Templo são os resultados de desfrutar a terra.
Cidade representa o centro da autoridade de Deus. Canaã, Jerusalém, Milênio, Céu – Novos Céus e Nova Terra.
O Templo é o centro religioso desta teocracia, é a presença de Deus.
A Canaã de Deus é representada pelo mel e o leite (lugar que mana leite e mel), fonte de proteínas, que são frutos de dois reinos: vegetal e animal. O Reino Animal nos fala da expiação e redenção. O Reino Vegetal nos fala de geração de vida.
Cristo como leite e mel redime vidas e gera vidas.
O Reino Mineral representa a autoridade e a proteção de Cristo. Da terra vêm as pedras, o ferro, o bronze, o cobre etc. Tudo fornece as armas para a batalha e para segurança. As pedras para edificação da fortaleza e da cidade.
A terra é Cristo que nos fornece a armadura espiritual: Ef 6.10-18.
Cristo no seu estado de humilhação é representado pelo trigo que expressa nascimento, vida, limitação e morte – Jo 12.24.
O ribeiro representa a Palavra, o Evangelho jorrando para todos os povos.
A cevada representa Jesus ressuscitado, multiplicação, poder restaurado – Jo 6.9.
A vides - vinho mostra Jesus como alegria, força, último e novo vinho – Ne 8.10.
A figueira representa Jesus como nossa satisfação (sobremesa) nossa descanso mais doce.
A romeira representa a beleza de Cristo, o Espírito de Cristo – Zc 4.6; Gl 5.22; Jo 4.23; o Amor e a Mansidão em Cristo.
A Cristologia tem como fundamento a terra, a água, o trigo, a cevada, a videira, a figueira, a romã, a oliveira, o leite e o mel.
O conhecimento em Cristo envolve teoria – gr. oida e experiência - gr. gnosco.
Jesus, o cordeiro, juntamente com as ervas amargas representa a experiência passageira do sofrimento e do sacrifício – Ex 12; 1 Co 5.17.
Jesus como maná é a nossa suficiência diária, suprimento para entrar na terra – Êx 16.3; Nm 11.7-9.
Jesus como a Arca da Aliança é a manifestação e a expressão de Deus Êx 25.10-22; A madeira é o símbolo da humanidade de Cristo e o ouro da divindade de Cristo, por isso a Arca era composta de madeira e ouro.
O Tabernáculo é a expansão da manifestação da Arca, isto é, de Cristo – Êx 26.1-26
O Véu, cobertura, era composto respectivamente: peles de animais marinhos/texugos – Cristo abrigo dos intempéries do tempo – da vida; pele de carneiro – Jesus na cruz (Expiação); pele de cabra - “fede” Jesus assume o meu pecado – Hb 1.13; linho – a justiça e a beleza de Jesus.
Ofertas - Levítico 1 – 7; Jesus oferta de holocausto é o sacrifício expiatório, por nossas faltas diante de Deus; Jesus oferta de manjares é o sacrifício satisfatório, a satisfação pelos nossos pecados; Jesus oferta pacífica ele é o sacrifício que nos trouxe a paz; Jesus oferta pelo pecado é o sacrifício de sangue que nos purifica de todos os pecados e Jesus oferta pela transgressão é o sacrifício por nossas faltas diante dos homens.


O Tabernáculo e o Homem

Corpo
Átrio
Santo
Alma
Espírito
Santíssimo
Mente Coração
No Átrio que representa o corpo está a pia de cobre que simboliza o batismo no nome de Jesus e o altar do holocausto (a entrada do lugar santo) onde se realiza o sacrifício, uma vida de renuncia e sacrifício, negar a si mesmo para seguir Jesus. No lugar Santo que representa a alma está a mesa da proposição (dos pães) que representa a Palavra de Cristo, o Evangelho como nosso sustento espiritual, o candelabro de ouro, a luz que representa o Espírito Santo em nossa vida e o altar do incenso símbolo de nossa vida de oração. No lugar Santíssimo que é o espírito está a arca que representa a manifestação de Cristo em nossa vida, onde somos cheios da Glória do Senhor.

2 comentários:

Prillinhaa disse...

professor:
eu tenho umas dúvidas em filosofia,o senhor poderia me ajudar?!Adoro a matéria!
meu email é prillinhaaa@hotmail.com

Prof. Márcio Ruben disse...

Quais são suas dúvidas?