quarta-feira, maio 02, 2012

Teologia do Novo Testamento – Evangelhos e Atos dos Apóstolos.


Teologia do Novo Testamento – Evangelhos e Atos dos Apóstolos.
Rio de Janeiro: Vertical Editora, 2012.
1. Novo Testamento. 2. Teologia. 3. Evangelhos.
4. Atos dos Apóstolos. 5. Bíblia.



Introdução

Quando se procura um livro de teologia do Novo Testamento geralmente encontra-se de introdução. Aplico aqui as regras da Teologia Sistemática objetivando definir as doutrinas bíblicas através do estudo de passagens paralelas, isto é, correlatas. Sigo a regra de ouro da hermenêutica sagrada: “A Bíblia interpreta a si mesma.”2 Ela é a intérprete de si mesma. Sola Scriptura (somente a Escritura). É a Palavra de Deus inerrante e infalível. Há uma harmonia teológica profunda nos livros da Bíblia.
O pensamento teológico verdadeiro exprime a realidade do Novo Testamento e é, na sua essência, cristocêntrico. A teologia que não tem Cristo não é teologia, é heresia.
O estudo das passagens bíblicas exige o conhecimento histórico, gramatical e teológico dos textos. Mas exige também reverência, devoção e temor. Jesus nos ensina que só compreende as coisas do Espírito aquele que nasceu de novo. Não há outra forma de entender as Escrituras. É preciso crer para entender. Agora, se o crer pode ser aperfeiçoado pelo conhecer, prossigamos em conhecer ao Senhor...
Prof. Márcio Ruben

“Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que habitáveis dentro de mim,
e eu lá fora a procurar-te!” Agostinho,

Compre este livro pelo Mercado Livre - Clique aqui.